Análise FinanceiraBlogContabilidadeControle de GastosEmpreendedorismoFinançasPasso a Passo

10 SUPER DICAS PARA VOCÊ FAZER SEU IMPOSTO DE RENDA

69 / 100

  1. Organize seus documentos: Reúna todos os documentos necessários para a declaração, como informes de rendimentos, recibos de despesas médicas e educacionais, comprovantes de compra e venda de imóveis e veículos, entre outros.
  2. Verifique se é obrigado a declarar: Verifique se você está obrigado a declarar o imposto de renda e qual é o prazo para a declaração.
  3. Escolha o modelo de declaração: Verifique se é mais vantajoso optar pelo modelo simplificado ou pelo modelo completo de declaração.
  4. Informe todos os rendimentos: Informe todos os rendimentos recebidos no ano, inclusive os isentos e não tributáveis.
  5. Não se esqueça das despesas dedutíveis: Informe todas as despesas dedutíveis, como despesas médicas, educação, pensão alimentícia, entre outras.
  6. Declare seus bens: Declare todos os bens que você possui, como imóveis, veículos, investimentos, entre outros.
  7. Verifique a documentação dos dependentes: Caso tenha dependentes, verifique se possui todos os documentos necessários para informar seus dados corretamente na declaração.
  8. Fique atento às informações prestadas pelos empregadores: Verifique se as informações prestadas pelos empregadores, como salários e impostos retidos, estão corretas.
  9. Utilize programas de auxílio: Utilize programas de auxílio para facilitar o preenchimento da declaração, como o “Meu Imposto de Renda” ou contadores especializados.
  10. Envie a declaração dentro do prazo: Envie a declaração dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal para evitar multas e outras penalidades.

Quem deve declarar?

Orientações sobre quem está obrigado a enviar a Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.

Os cidadãos (pessoas físicas), residentes no Brasil, que no ano-calendário (ano anterior ao da entrega da declaração) se enquadraram em uma das situações a seguir estão legalmente obrigadas a enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal.

Quem estiver obrigado e não enviar a declaração até o fim do prazo legal, recebe multa pela falta ou pelo atraso na entrega. Enquanto não enviar a declaração, a pessoa fica com seu CPF na situação “pendente de regularização“.

Fazer a declaração

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar